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9.10.08
O Que as Crianças Aprendem com os Livros Ilustrados?
Pintura a Dedo.
Que a pintura é uma atividade que as crianças adoram é desnecessário dizer. Mas, aqui você vai aprender como ir além do simples ato de pintar...
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Para desenvolver a atividade será necessário o seguinte material:
- Papel branco lustroso ou um pouco opaco pouco mais grosso que a cartolina;
- Mesa lavável ou oleada para protegê-la;
- Bacia com água para molhar a folha de papel;
- Aventais de matéria plástica;
- Tintas (que serão elaboradas conforme a receita abaixo).
RECEITAS:
- A um Mingau ralo feito de maizena ou polvilho, adiciona-se anilina vegetal na cor desejada, e se obtém uma boa tinta atóxica.
De acordo com a espessura do mingau se controla a consistência da tinta, para mais fina ou mais grossa.TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DESTA RECEITA:
- Com a palma da mão espalha-se a tinta sobre a superfície lisa do papel.
Com os dedos ou com a mão desenham-se as formas desejadas.
- Com a palma da mão espalha-se a tinta sobre a superfície lisa do papel.
- A um Mingau ralo de polvilho, junta-se uma colher das de sopa de Sabão em flocos (em pó) e o pó de pintar da cor desejada para dar o colorido.
TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DESTA RECEITA:
- Passa-se a folha de papel na bacia com água e deita-se a mesma sobre a mesa, alisando-a com as mãos.
Com as mãos espalhar a tinta sobre o papel todo e, depois, com a ponta dos dedos abertos ou fechados, a palma da mão ou com o pulso pode-se obter linhas e movimentos bem interessantes.
- Passa-se a folha de papel na bacia com água e deita-se a mesma sobre a mesa, alisando-a com as mãos.
Coisas Simples que ajudam Seus Filhos a Aprenderem
Coisas Simples que ajudam Seus Filhos a Aprenderem xxxx | ||
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8.10.08
Colorir: qual a sua importância?
Colorir: qual a sua importância?
Expressão pessoal. Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está a sentir através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objectos perturbantes pode estar a pedir ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objectos alegres, pode estar a expressar o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!
Identificação das cores. A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo, é meio caminho andado para perceber as suas várias e correctas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.
Uma forma de terapia. O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.
Aprender a segurar e a controlar. Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto mais bem desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.
Coordenar para pintar. O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.
Aperfeiçoamento das capacidades motoras. Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão a trabalhar e a fortalecer os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.
Concentração máxima. As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar a melhorar.
Estabelecer limites. Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!
Missão cumprida! A satisfação e o sorriso na cara de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.
Historinha de Sansão
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![]() - "Não sejas desobediente Bobi, senão vais te aleijar. Se comes o sapato vais ficar com problemas de estômago. Vou-te contar uma história e vais compreender bem porque é que eu digo isto..." ![]() ERA UMA VEZ ... um homem chamado Sansão. Tinha muitos músculos! Era muito forte e vivia em Israel. ![]() Desde pequenino, toda gente dizia: "Puxa! O Sansãozinho tem tanta força! Olhem como ele consegue segurar o porco e cão só com uma mão! É espetacular!!!" ![]() Um dia, um leão quis comer o Sansão, mas Deus deu-lhe tanta força que ele fez o leão em bocadinhos! ![]() Um outro dia, Sansão incendiou paus e amarrou-os nas caudas de 300 raposas. Depois, soltou as raposas nas quintas dos inimigos de Israel e assim queimou-lhes todas as árvores de fruto e os cereais. ![]() Certa vez, os homens maus, apanharam Sansão a dormir e amarraram-no com sete cordas muito grossas. Sansão acordou e fácilmente rebentou as cordas e foi-se embora. ![]() Antigamente, as cidades estavam cercadas com um grande muro e um portão muito forte e pesado. Uma vez, Sansão quis dormir numa cidade estrangeira. Os homens maus foram lá para o prender. Trancaram os portões mas Sansão fugiu. Arrancou os portões e levou-os nos ombros até a um monte muito alto. ![]() Os homens maus pediram a uma mulher chamada Dalila, para descobrir o segredo da força de Sansão. Este não queria dizer. Dalila insistiu e Sansão acabou por dizer : - " Se me cortares o cabelo, eu fico sem forças!" Então, quando Dalila apanhou Sansão a dormir chamou um homem para lhe cortar o cabelo. ![]() Sansão ficou careca e sem forças. Os homens maus amarraram-no e puseram-no na prisão. Riam-se à custa de Sansão. Preso com correntes, rouxeram-no da prisão para assistir a uma festa e diziam: - " Ah, ah, ah!!! O Deus de Sansão não é tão forte como o nosso! Ah, ah, ah!" ![]() Sansão ficou tão zangado! Pediu a Deus que lhe desse forças outra vez. E Deus deu. Sansão empurrou as colunas que seguravam o telhado da casa. Elas partiram-se, o tecto caíu e matou todas as pessoas que lá estavam. ![]() LIÇÃO A TIRAR: Obedece sempre aos teus pais e a Jesus, porque eles dão-vos instruções para o vosso bem. Deus é o Deus da segunda oportunidade quando nós Lhe pedimos desculpa. Estás a ver? Olha para o Zézinho e o Bobi! Se o Bobi não obedecesse ia ter uma dor de estômago, não achas? | - |