26.11.08

Dicas Importantes

Vamos começar!
Primeiro quero ser grata a Deus pela sua vida e seu esforço em fazer a Obra de Deus, e dizer que deves ficar ciente que dELE vem a recompensa, pois ELE é fiel.
  • 1ª DICA - Cuido de um grupo de crianças a quatro anos (sou líder, regente e dou escola dominical também).
Você é uma pessoa jovem e certamente precisa de uma EQUIPE, sabe as vezes não conseguimos a ajuda de outros para nos ajudar, mas é importante que você divida a carga. Por exemplo, digamos que você é líder e regente e ainda dá escola dominical? Eu pergunto, você não tem uma equipe de trabalho ? É muito importante que defina uma equipe de trabalho. Vai ser bom para você e para o grupo enfim, pois aliviará suas tensões, bom para seus alunos, gente nova gera curiosidade e eles marcarão presença. Se precisar temos várias apostilas para incentivos de uma equipe ao ministério e você as pode encontrá-las em nosso site em ARQUIVOS GRÁTIS.
  • 2ª DICA Agora, preciso separar as idades, pois algumas crescerão, e tenho que montar um grupo de adolescentes para louvor.
Olha, uma de minha aptidões é a sinceridade, mas estou apenas sendo sincera e objetiva e a ponto de te ajudar. Vejo aqui que você mais uma vez esta se "sobrecarregando" ou seja, por que VOCÊ tem que montar um grupo de adolescentes? Não há uma equipe de trabalho em sua Igreja? Será necessário analisar esta questão, pois é muito lógico que se você se sobrecarregar em demasia, você não vai atingir seus objetivos, pois esta por demais ocupada com vários grupos, lembra de Moises? Ele estava sobrecarregado e seu sogro lhe orientou, divida as tarefas.
  • 3ª DICA Enfim, estou super aflita(o), não tenho tanta habilidade assim.
Habilidade todos temos, o que pode estar faltando é uma equipe de trabalho para você dividir as tarefas. Sendo assim, penso que ás vezes queremos ganhar o mundo e perdemos a nossa casa, por que de repente um acúmulo de "cargos" nem sempre é bom, pois são responsabilidades, não estou dizendo que DEVE DEIXAR AS CRIANÇAS, não. Estou afirmando que você deve formar ou pedir a direção de sua igreja uma equipe, e depois deve motivar esta equipe.
  • 4ª DICA Tenho dificuldade até hoje em explicar as lições, alguns não entende nada. Faço pergunta e dou brindes caros, tipo "compro" eles, e Deus sabe, que não é minha intenção. Parei de fazer isso...Mas, não consigo chamar a atenção deles, para que retornem na próxima semana e estejam animados ou ansiosos para começar a aula, principalmente os juniores que insistem em serem "jovenzinhas".
É certo que dificuldades sempre estão presentes em nosso ministério, mas vou dar uma dica que poderá e sei que vai lhe ajudar. Sabe, nossas crianças são muito motivadas pela curiosidade, então primeiro a fazer é ORAR e pedir AJUDA do Espírito Santo, pois ELE lhe ajudará sempre, pois a Obra que estamos fazendo é dELE. Depois é bom investir em "novidade" seja em sala de aula, nos métodos didáticos, em brincadeiras. Temos de diversificar a aula, ou seja, não fazer dela apenas leitura, mas leitura com dramatização. Sabe o que eu faço?
Nos domingos na Escola Dominical, meu esposo se veste a "caráter" de algum personagem da HISTORIA DA LIÇÃO (exemplo Davi, o pastor de ovelhas) daí ele entra com aquela roupa engraçada, (com lençol você faz a roupa e com a fronha de travesseiro faz a toca) com um cajado na mão (cabo de vassoura) ele entra e contracena comigo a História. Sabe improvisar diferenças em sala de aula.
Diversificar é sentar um dia todos no chão e fazer aulas diferentes, peça para que cada um traga uma almofada e ou travesseiro, daí sentam no chão e você dá uma aula diferenciada. BRINDES são importantes, mas você não precisa gastar de seu bolso, ás vezes temos de fazer isso sim, mas existem N maneiras de você os presentear, faça brindes por presença por exemplo, faça gincanas com eles. Então eles vão se acomodar e ter uma aula tranquila, sem se preocupar em ir já para os adolescentes, terá aqueles que nem terão interesse em sair da classe
No mais fique tranqüila (o) e peça a direção de Deus, e não esqueeça que SOZINHA (O) não dá, organize uma equipe de trabalho. Temos várias apostilas para equipes de ministérios, temos ainda muitas apostilas para o seu crescimento.
Você poderá ter acesso completo a todo o conteúdo do portal, receber dicas, enviar arquivos, aproveitar todas as orientações didáticas postadas no site, utilizar materiais, baixar apostilas, brincar com seus alunos através dos nossos jogos pedagógicos e muito mais.
Atenciosamente,
Tia Natanael e Tia Priscila