9.10.08

O Que as Crianças Aprendem com os Livros Ilustrados?

Todas as Pesquisas mostram que a leitura para a criança
é a coisa simples mais importante, que os pais podem
fazer quando se pretende prepará-las para obter êxito
em sua futura carreira acadêmica. A leitura em alto o bom
tom, ajuda as crianças e entenderem o objetivo da palavra
impressa e a construir seu vocabulário. A leitura também
prepara a criança para reconhecer e entender as novas
palavras, porque ela agora vai saber o que elas significam.
Livros de pinturas e gravuras ajudam a criança a se
familiarizar com esse processo.
É importante lembrar que estes livros, além de poucas
páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.


Dicas para Atividades:

0 a 3 anos
Pegue algumas marionetes ou então faça suas

próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido.

Deixe a criança representar uma cena simples ou

conversação na história. Dê a ela autonomia total

na representação do seu papel, mas ajude-a a usar
linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas
simples tais como, "Por que você está apontando para cima?"
Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo

da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então

para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos

ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.
Acima de 3 anos e 4 anos
Brinque com ela de "Quem sou eu?". Primeiro leia um livro.
Depois, crie um enigma baseado nos objetos e personagens
do livro. Por exemplo, imagine que exista no conto um
personagem com características como estas que você
passaria para ela; "Eu sou um menino. Eu gosto de
ajudar as pessoas. Tenho o cabelo ruivo e uma
camisa vermelha. Quem sou eu?"
Depois de apresentar
alguns enigmas, peça para seu filho criar alguns ele mesmo.

À medida que você lê a história com seu filho, escolha um
objeto ou pessoa que aparece com freqüência ao longo da
trama, e peça que fique prestando a atenção a estes detalhes
durante todo o tempo. Peça para ele depois imaginar como a
história seria diferente se estes objetos ou pessoas não
estivessam no conto.

5 e 6 anos
Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma
recente viagem de férias, festa de aniversário ou passeio
na praia. Pergunte então a sua criança o que o livro significa.
Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.

Peça a sua criança para lhe dizer o que cada página do livro
faz ela sentir quando a vê e porquê. Peça a ela para refletir
e analisar como as cores, os personagens, o enrêdo,
a sequência, ou outros elementos ajudam no rumo
que a história toma.




Um comentário:

Tia Laylinha disse...

oii , não consegui visualizar o que há de escrito!@
Que peena! :(