22.9.08

Ajudando as Crianças a Crescerem

Seria maravilhoso se o seu filho pudesse reconhecer a sua necessidade de alimento espiritual tão claramente quanto deseja um sanduíche. Como seria conveniente se ele pudesse acompanhar seu crescimento e espiritual como o faria numa competição esportiva. As crianças precisam de idéias sobre como obedecer ao mandamento de 2 Pedro 3.18 – “Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Elas também precisam do estímulo de reconhecer o seu progresso espiritual. Ensine as crianças nas quatro áreas seguintes e confie em Deus para fazê-las C-R-E-S-C-E-R.

Vá ao Culto e à Escola Dominical

Encoraje as crianças a separarem tempo para Deus. Explique a importância que Deus dá à adoração em grupo (Hebreus 10.25). Ensine as crianças a ouvirem ativamente. Pergunte a elas o que um reporte visitante escreveria sobre a aula da Escola Dominical ou o sermão. Anime-as a perguntar e responder ás questões típicas do noticiário: quem, o que, quando, onde, por quê?
• Sobre quem foi a lição de hoje?
• O que acontece na historia?
• Quando isso aconteceu?
• Onde se encontra na Bíblia?
• Porque esta lição é importante para mim?
Se você usar repetidamente esse processo de verificação com os alunos, irá gravar as perguntas na mente deles. Em breve estarão fazendo essas perguntas e começando a alimentar a si mesmos na igreja.

Leia a Palavra de Deus e Ore

Ajude as crianças a incluírem um tranqüilo diário em seu calendário, do mesmo modo que o fariam com as lições de fantasia e o treino de futebol. As crianças de hoje podem ter um horário cheio, mas com um pouco de estimulo elas começarão a por de lado 10 a 15 minutos para ler a Palavra de Deus, memorizar um versículo e orar. O que devem ler? Comece com um livreto devocional para crianças e uma Bíblia infantil, como Devocionais para crianças /Jesus e Eu da APEC. Prossiga lendo um livro inteiro da Bíblia numa tradução fácil-de-ler, alguns versículos a cada dia. Para se alimentarem enquanto lêem, as crianças devem perguntar:
• O que esse trecho está dizendo?
• O que significa?
• O que Deus está me dizendo?
Se estiverem escrevendo as respostas num caderno, vão achar mais fácil concentrar-se na Escritura enquanto lêem, em vez de ficar sonhando em tirar a bola para fazer um gol certeiro. Deus diz, “Aplica-te à leitura” (Timóteo. 4.13). O que os alunos devem memorizar? Um versículo indicado e que fale aos seus corações, uma passagem conhecida, tal como Salmos 1 ou 23, a qual possam estudar durante certo período.
Por quanto tempo a criança deve orar? Uma professora desafiou cada aluno da sua classe a começar pedindo emprestado o cronômetro da mãe, marcando o relógio para tocar em três minutos, e falar com Deus durante esse tempo. Um menino informou que o cronômetro da mãe não podia ser ajustado para menos do que 10 minutos. Ele decidiu passar esse tempo em oração. Outras crianças gostaram tanto da idéia que pediram um cronômetro de presente no Natal.
Assim como as refeições diárias fortalecem fisicamente as crianças, o alimento regular da Palavra de Deus as tornará mais forte espiritualmente.

Obedeça a Deus o Dia Inteiro

Leia cuidadosamente 1 João 2.3: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: Se guardamos os seus mandamentos”. A criança estará também se alimentando a si mesmo quando ouve a voz de Deus: nos últimos momentos do jogo, quando seu parceiro erra e seus adversários estão vencendo. Em vez de ficar zangando, ela pede a Deus forças para manter o espírito esportivo. Ela obedece aos mandamentos de Deus para orar e confiar.
Pertencer a Deus deve fazer diferença no andar diária da criança. Pergunte a ela, - O que você sabe que Deus quer que você faça? Como Deus ajudou você a obedecê-lo nesta semana? – Depois tome tempo para louvar a Deus pela maneira como trabalhou na criança para obedecer à sua vontade (Filipenses 2.13). Colecione vários fotos mostrando crianças em situações diárias. No devocional familiar ou na discussão em classe, use as fotos para incentivar as crianças a considerarem o papel de Deus nas situações do dia a dia. Pergunte:
- Como Deus poderia ajudar você neste lugar?
- Faça de conta que este é você neste lugar?
- O que Deus diz que você deve (ou não deve) fazer nesta situação?
- Que versículos ajudam você a saber como agir quando se sente assim?

Esta atividade vai ajudar os alunos a verem como as lições se aplicam ao mundo fora das paredes da igreja. Elas irão reconhecer como Deus as oriente durante a semana.

Procure Meios de Testemunhar

A criança geralmente gosta de compartilhar a sua fé. Uma testemunha é alguém que fornece evidência. Incentive as crianças a expressarem evidência não só sobre a sua salvação, mas também sobre a obra de Cristo em sua vida. A criança pode contar a outros como Deus respondeu à sua oração, o que está aprendendo na Palavra de Deus, como Ele a ajudou a deixar de assistir certos programas de televisão, como lhe deu coragem para cumprimentar o vencedor numa competição que ela mesma queria ganhar. Quando uma criança fala, contanto como Deus está trabalhando em sua vida, ela anima outras a fazer o mesmo.
As crianças podem lembrar-se dessas quatro áreas se você ensinar-lhe estas frases:
1. Vá à igreja e á escola Dominical
2. Leia a Palavra de Deus e Ore.
3. Obedeça a Deus a Semana inteira.
4. Procure Meios de Testemunhar.

As crianças estabelecidas nessas disciplinas da vida cristã continuarão a crescer, mesmo quando estiverem por conta própria.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, a paz de Cristo minha amada, uma benção seu blog, gostaria de contar com a sua ajuda co idéias para classe de EBD com crianças de até 7 anos, pois nunca tive nenhuma experiência parecida. Obrigada e um abraço!

menina dos olhos de DEUS. disse...

Tia valéria me indique devocionais dinâmicas
para 25crianças.