27.9.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Com a intenção de ajudar-nos a compreender os vários aspectos de sua pessoa e obra, o Senhor Jesus ensinou, usando figuras de palavras, comparando-se às coisas do dia a dia:
O Alfa e o Ômega (Apocalipse 22.13)
Alfa e Ômega a primeira e a última letras do alfabeto grego, A e o Z. Jesus estava dizendo que Ele é o começo e o fim, o Deus Filho, que sempre existiu. Ele se achava presente antes do mundo começar e continuará presente depois dele ter acabado. Foi Ele quem criou todas as coisas: as galáxias, o mundo e tudo que nele há incluindo você e eu (João 1: 1-3; Colossenses 1.16). Ao usar essa figura, Jesus nos lembra que Ele jamais nos abandonará. Estará conosco para sempre. Ele deve ter o primeiro lugar em nossas vidas.
A Raiz e a Geração de Davi (Apocalipse 22.16a)
Ao descrever a Si mesmo em palavras, geralmente, usadas para explicar o lugar de um indivíduo em sua árvore genealógica, Jesus estava mostrando que Ele é tanto o ancestral original quanto o descendente do rei Davi. Desde que é impossível para um ser humano comum estar tanto na base quanto no alto de uma árvore genealógica, Jesus mostrou novamente que Ele é tanto Deus quanto homem. Na condição de “raiz” de Davi, Ele se revelou como existindo antes de Davi. Esteve presente na criação; foi responsável pela existência de Davi. Como “Geração” de Davi, Jesus está indicando sua humanidade – Ele nasceu judeu, um descendente do rei Davi; Jesus é o Messias prometido, o Deus-homem.
A Brilhante Estrela da Manhã (Apocalipse 22.16b)
Algumas vezes, bem cedo, pouco antes do amanhecer, uma estrela brilha com mais força do que todas as outras. Nós chamamos essa estrela de alto brilho (na verdade um planeta) de “estrela da manhã”. Ela parece estar dando as boas-vindas ao novo dia, nos dando a esperança de que a escuridão logo irá embora. Essa “estrela" continua brilhando mesmo depois do dia clarear e ter apagado o brilho de todas as outras. Jesus está dizendo: “Vou permanecer quando todos tiverem ido embora, e o que você receber de mim vai durar depois que tudo o mais no mundo tenha desaparecido”. Jesus veio para as trevas deste mundo pecador para oferecer-nos a esperança do perdão e da Vida Eterna. Se você O conhece, não tem nada a temer. Quando esta vida terminar, você irá viver para sempre com Ele.
O Pão da Vida (João 6.32-35)
Usamos a palavra “pão” para falar do alimento básico que mantém vivo o nosso corpo. Assim como nossos corpos sentem fome de alimento, nossas almas sentem fome de perdão e paz. Só Jesus pode satisfazer a fome da sua alma. Assim como o pão não fará qualquer bem a você a não ser que entre em seu corpo, Jesus não irá salvá-lo até que você O receba como seu Salvador do pecado. Uma vez que faça isso, o Senhor irá continuar “alimentando” você espiritualmente mediante a Sua Palavra (Jo 23.12)
A Luz do Mundo (João 8.12)
A escuridão é muitas vezes usada como um símbolo do mal, do pecado e da ignorância. Jesus diz que Ele é a Luz do Mundo. Ele não é uma dentre muitas luzes; é a única “luz” que pode fazer desaparecer nossas trevas espirituais. Jesus é como o sol que brilha sobre todos no mundo inteiro. Para entrar na “luz”, a pessoa deve admitir a escuridão do seu pecado e receber Jesus como seu Salvador. Os crentes são também chamados de “luz do mundo” (Mateus 5.14). Mas, somos luzes diferentes. Como a Lua reflete a luz do sol, nós refletimos a verdade e a pureza do Senhor Jesus.
A Porta e o Bom Pastor (João 10.7-15)
Quando Jesus viveu na terra, muitos de seus conterrâneos cuidavam de rebanhos de ovelhas. Os que tomavam conta das ovelhas chamados pastores. À noite, as ovelhas eram mantidas num cercado com uma única passagem. Não havia portão (ou porta) nessa entrada. O pastor ficava deitado na passagem – ele era a porta. Desse modo, ninguém podia entrar ou sair do cercado sem passar por ele. As ovelhas estavam a salvo desde que o pastor se encontrasse na entrada. Jesus é o único que pode garantir-nos entrada no Reino dos Céus. Uma vez que esteja no seu reino, você pode descansar em segurança, sabendo que Jesus é o seu protetor. Ele prometeu ser também o seu provedor.
Alguns pastores cuidavam muito bem de suas ovelhas. Os animais eram bem alimentados; pastavam e dormiam em segurança. Outros eram descuidados. Jesus chama a Si mesmo de "O Bom Pastor" e chama de suas ovelhas os que O receberam. O Senhor ama as suas “ovelhas”. Como nosso Bom Pastor, Jesus nos garante que irá suprir todas as nossas necessidades (Salmo 23). Do mesmo modo que o pastor protegia suas ovelhas dos leões e ursos, Jesus nos protege de nosso inimigo, o diabo, que busca nos “devorar” (1 Pedro 5.8) Alguns pastores eram “empregados” e não donos das ovelhas que cuidavam. Quando havia perigo, esses pastores fugiam e deixavam o rebanho desprotegido. O bom pastor, de outra maneira, estava disposto a tudo pelas suas ovelhas – até a dar sua própria vida. Visto que Jesus, seu Bom Pastor deu sua vida na Cruz para pagar pelo seu pecado, você pode, certamente, confiar n'Ele para permanecer a seu lado a vida inteira, suprindo todas as necessidades (Hebreus 13.5-6).
A Ressurreição e a Vida (João 11.25-26)
Por ser o Criador, Jesus tem poder sobre a vida e a morte. Ele mostrou seu poder sobre a morte quando ressuscitou. Quando Jesus foi ressuscitado (trazido de volta à vida ), Ele derrotou a morte. Ele é o único com poder para dar nova vida espiritual, faz de você uma “nova criatura” (2 Coríntios 5.17). Quando seu corpo morre, o seu verdadeiro “eu” vai viver com Ele. Um dia o seu corpo também será ressuscitado.
O Caminho, a Verdade e a Vida (João 14.6)
Quando você viaja, tem de escolher a estrada ou o caminho certo, para que possa chegar ao seu destino. Jesus chama a si mesmo de o CAMINHO porque só ao aceitá-lO como Salvador, podemos chegar ao céu.
O Senhor chama a si mesmo de a VERDADE porque, sendo a Bíblia a Palavra escrita (o termo grego é logos) da verdade (João 17.17), Ele é a Palavra viva (logos) da verdade (João 1.1). Ao chamar Jesus de logos, João o identifica como a expressão visível de Deus, Deus em forma humana. Jesus é o único ser humano que compreendeu completamente, falou e viveu a verdade. Durante a sua vida na terra, Ele viveu perfeitamente os ensinamentos da Palavra de Deus. E nos diz que “a verdade”, isto é, Ele mesmo, “nos liberta” (João 8.32,36). Com a verdade viva, Jesus nos liberta da culpa e da vergonha do pecado. Ele nos liberta para vivermos piedosamente.
Jesus chama a si mesmo de a VIDA porque é Deus Filho, que tem vida em si mesmo (João 5.26). Quando O aceitamos, Ele traz vida aos nossos espíritos que até então estavam mortos no pecado (João 3.36). Esta vida espiritual nos capacita a ver o mundo sob uma nova perspectiva (João 10.10/ 1 Timóteo 6.17b) e a viver cada dia de modo agradável a Deus (Filipenses 4.13/ 1 João 4.4). Por termos a sua nova vida, iremos juntar-nos ao Senhor nos Céus. Nosso lar eterno.
A Videira (João 15.5)
A videira é o tronco principal de uma planta. É a videira que dá vida e alimento aos ramos. Jesus nos diz que Ele e a videira e nós os ramos. A não ser que esteja na videira, ele não pode viver ou produzir fruto. Separado de Jesus, não temos a Vida Eterna. Nem podemos realizar nada para Ele. Sem Jesus, nada podemos fazer.
João 15.1-12
O Ramo Cortado
Preparação: Quebre um ramo de uma árvore frutífera. (Esta lição foi preparada para falar de uma laranjeira, mas pode usar qualquer árvore. Mudando as descrições) Se possível, escolha um ramo com folhas. Não faz mal se as folhas murcharem. Leve o ramo a classe numa sacola de compras.
Tenho uma coisa nesta sacola. É muito interessante. É fria e fresca. É redonda e amarela. É gostosa quando saboreada sozinha e fica ainda mais gostosa se for usada num bolo. Vocês sabem o que é? (deixem as crianças tentarem acertar) É isso mesmo, é uma laranja. (Tire o ramo murcho da sacola.) Olhe, não é exatamente uma laranja ainda, mas vai ser. Cortei este ramo da laranjeira e vou deixá-lo aqui em nossa sala para observarmos uma linda laranja crescer nele. Não vai demorar muito para podermos apanhar uma laranja madura e saborear. Nem posso esperar.
(as crianças podem levantar a objeção de que o ramo não vai produzir fruto. Se não fizerem isso, arranje antecipadamente um assistente para fazer esta afirmação.) Havia laranjas neste ramo o ano passado. Por que não vai haver este ano? Vocês estão querendo dizer que ele tem de estar preso à árvore para produzir fruto? Então, para que serve este ramo? Se não vai nunca produzir fruto, acho que posso jogá-lo fora. (Jogue o ramo na lata de lixo)
Jesus nos Ensina Sobre a Videira e os Ramos
Em João 15, Jesus diz:”Eu sou a videira, vós (os salvos) os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (v.5) Jesus quer dizer que Ele é a fonte da vida e do vigor para o salvo. No v.1 Ele diz...(veja João 15.1). Deus Pai é o agricultor – a Pessoa que cuida da planta o lavrador. Muitos ramos crescem na videira, representando os salvos
O Agricultor Quer Fruto
O que o agricultor quer dos ramos mais que tudo é o seu fruto. Seu trabalho é fazer todo o possível para a planta, a fim de ter bom fruto dos ramos. Como um agricultor, Deus quer que Seus filhos produzam fruto. Não laranjas ou pêras. Deus procura três tipos diferentes de “frutos”:
Um tipo de fruto que Deus quer são boas obras (Efésios 2.10). Você pode pensar em maneiras de trabalhar para o Senhor? (Obedecer aos pais, ajudar um vizinho, e assim por diante). Ele espera que Seus filhos O sirvam porque O amam. O que você está fazendo para o Senhor?
Outro tipo de fruto que Deus quer ver é uma boa atitude. O “fruto do Espírito” é descrito em Gálatas 5.22,23 (Leia). Os outros vêem sinais dessas qualidades na sua vida?
Um dia muito especial de fruto que Deus quer de Seus filhos é ganhar almas para Cristo. O ramo da laranjeira vai produzir laranjas quando a seiva (a vida) da laranjeira passar por ele por intermédio dela. O salvo que compartilha as boas novas do Evangelho vai produzir outros salvos quando a ida do Senhor passar por ele. Você está compartilhando a Palavra de Deus com outros, para que eles conheçam o Senhor? (Atos 1.8/ 2 Corintios 5.20)
Como Podemos Produzir fruto?
Só há um meio para os salvos produzirem fruto. Jesus diz que temos de “permanecer” n'Ele. O que significa permanecer em Jesus? (escreva palavras-chaves na lousa ou cartaz enquanto discutem as mesmas)
Significa em primeiro lugar que você deve CRER EM JESUS como seu Salvador do pecado (Atos 16.31). Você deve querer OBEDECER AOS SEUS MANDAMENTOS porque O ama (João 15.10). Como salvo, você deve CONFESSAR OS SEUS PECADOS para que ainda fique entre você e Ele (Salmo 66.18/ 1 João 1.9). Você deve BUSCAR A AJUDA DELE dia a dia, em todas as circunstâncias, confiando n'Ele para guiá-lo e trabalhar por seu intermédio para produzir fruto ( Provérbios 3.5,6).
Nem todo salvo faz todas essas coisas. Alguns que afirmam ser cristãos nunca aceitaram verdadeiramente a Jesus como seu Salvador, mas não obedecem aos seus mandamentos; não estão dispostos a desistir de certos pecados. Esses”ramos” produzirão fruto um dia? Jesus diz: ”Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (João 15.4). Estes cristãos são como o ramo da laranjeira que jogamos fora. Não estão produzindo fruto. A não ser que permitam que o Senhor viva neles, não poderão produzir obras dignas diante de Deus (1 Coríntios 3.15). Jesus diz: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5,6).
Como o Agricultor Cuida dos ramos?
O que o agricultor faz com o ramos que permanecem na videira e produzem fruto? Jesus disse: “Todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda” João 15.2b). Deus Pai, nosso agricultor, nos ama muito; Ele quer apenas o que for absolutamente melhor para nós. Não quer que apenas produzamos pouco fruto, ou mesmo algum fruto – mas quer que produzamos “muito” fruto. Então Ele faz então uma poda cuidadosa em nossa vida – talvez precisemos deixar de enganar ou mentir. Quando mais pecados permitirmos que Deus “corte” de nossas vidas, tanto mais frutos produziremos para Ele.
O agricultor, algumas vezes, corta também as pontas boas, porque sabe que cortando o ramo desse modo, ele poderá crescer melhor e mais forte. Deus faz o mesmo com os salvos. Algumas vezes Ele tira algo de nós que parece bom. Ele não faz isto para magoar-nos, mas o faz porque quer que cresçamos mais e nos tornemos mais fortes. Vocês talvez cante, desenhe ou seja bom nos esportes ou nos estudos. Você se esforça para usar o seu talento para Deus.
Mas, não ganha o prêmio, nem obtém a melhor classificação ou não tira dez no boletim. Vai continuar fazendo o seu melhor para se aperfeiçoar e permitir que Deus desenvolva suas habilidades para os propósitos d'Ele? Confie em Deus Pai para que tudo colabore para seu bem (Romanos 8.28,32)
Recompensas por Permanecer
Jesus faz uma promessa aos que permanecem n'Ele. Ele diz que “se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito” (João 15.7). Quando permanecemos em Cristo e quando a Sua Palavra permanece em nós, ou vive em nós, começamos a querer as mesmas coisas que Deus quer. Visto que estamos pedindo as mesmas coisas que Deus quer, podemos saber que receberemos o que pedimos (Salmo 37.4). Jesus usou o exemplo da videira e dos ramos por um razão especial. Ele disse: “Tenho-vos dito estas cousas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15.11). Todos queremos ser felizes, não é? Jesus diz que o meio de experimentar a Sua alegria é permanecer n'Ele.
Que tipo de Ramo você é?
Você está permanecendo em Cristo (recapitule as palavras-chaves antes) Se estas coisas se aplicarem a você, vai produzir muito fruto – faça boas obras para Ele, mostre o fruto do Espírito em sua vida e Deus poderá usá-lo para ganhar almas para Ele. De quem será a glória? De Deus. “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito Fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” ( João 15.8). Quando você produz muito fruto, Deus é honrado e você mostra que é um verdadeiro seguidor de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário